Projeto de intervenção pedagógica - Auto-conhecimento e auto-transformação
Projeto de intervenção pedagógica
Prof.
Pedro Virgínio P. Neto
Título
do projeto:
Auto-conhecimento e auto-transformação
Objetivo
geral: Conduzir
os alunos por um processo de auto-conhecimento no que diz respeito às suas
forças e limitações atitudinais, sobretudo dentro do contexto das ações
acadêmicas.
Atitudes/ Ações
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Tempo estimado
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Objetivos
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1. Aplicar teste
sociométrica
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01 aula
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1. Identificar o grau de coesão do
grupo.
2. Identificar as lideranças.
3. Identificar as pessoas
isoladas.
4. Identificar os pontos de vista
pessoais sobre o grupo e suas posições nele.
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2. Reflexão junto à turma
sobre os resultados do teste – Convivência grupal.
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01 aula
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1. Apresentar as conclusões do teste.
2. Refletir sobre a importância da
solidariedade grupal para o sucesso de todos.
3. Refletir sobre atitudes que
favorecem a boa convivência no grupo.
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3. Palestra e auto-avaliação
sobre as competências de um estudante de sucesso.
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01 aula
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1. Apresentar aos alunos os
comportamentos práticos que fazem o estudante de sucesso.
2. Realizar a auto-avaliação
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4. Entrevista com cada aluno,
usando como ponto de contato os resultados das auto-avaliações e resultados
de desempenho.
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Duas semanas
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1. Conhecer mais intimamente cada
aluno.
2. Dar feedback ao aluno sobre seu
desempenho.
3. Ouvir suas queixas e
orientá-los quanto às possíveis soluções.
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5. Estudo sobre o livro:
Pare de se sabotar e dê a volta por cima- Como se livrar de comportamentos que atrapalham sua
vida, do autor psicoterapeuta Flip Flipen. Editora Sextante, 2010.
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03 aulas
( E um período ṕara
elaboração pessoal do plano de tração)
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1. Refletir sobre a idéia de que
nosso sucesso é definido não só por nossas qualidades, mas também por nossas
limitações.
2. Refletir sobre as dez
limitações analisadas no livro e
conduzir o aluno a uma auto-avaliação sobre as suas principais limitações,
traçando um plano para minimizá-las.
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6. Filme “Universidade Monstros”. Reflexão sobre forças e limitações a partir
do (Preparar roteiro de análise)
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03 aulas
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1. Analisar os comportamentos dos
personagens Mike Wazowski e James P. Sullivan, identificando
neles forças e limitações.
2.
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7. Roda de conversa/
Formação com os líderes em potencial do grupo (identificados com base no
sociograma)
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02 aulas
(Momentos
extra-classe)
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1. Dialogar e refletir sobre o
papel e a importância de uma liderança.
2. Levá-los a assumir um
comprometimento maior com o desenvolvimento do grupo, uma vez que foram
“eleitos” pela turma como as lideranças da turma.
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8. Pacto de melhoria
contínua grupal, definindo prazos para avaliações.
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01 aula
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1. Comprometimento coletivo, em
Assembléia de turma, coordenada pelos líderes de turma, para estabelecer um
conjunto de metas de melhoria contínua e coletiva.
2. Definir um prazo para observação
dos avanços e uma data para a nova Assembléia, onde serão avaliadas as
mudanças.
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9. Palestra com os pais sobre
temas pertinentes: Adolescência. (Roda de conversa)
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Extra-classe
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1. Refletir sobre as necessidades
afetivas, cognitivas, atitudinais e comportamentais do adolescente.
2. Incentivar os pais a relaterem
suas dificuldades, numa troca de experiências e informações com os outros e a
sugerir formas de Família e Escola se apoiarem na tarefa educativa.
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10. Avaliação dos resultados.
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Extra-classe
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1. Avaliar os resultados da
intervenção junto a alunos, professores e diretor de turma.
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Data de
conclusão do projeto: ____/____/_____
Observações
sobre o projeto: ________________________________________________________
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