Programa de ação: Curso de História
E.E.E.P.
GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
PROGRAMA DE AÇÃO DO
CURSO DE HISTÓRIA
Professor: Pedro
Virgínio Pereira Neto.
1.
Negócio.
Ensinar História
enfatizando as relações entre passado e presente, destacando os elementos de
continuidade e ruptura entre os diversos momentos históricos. Toda a abordagem
deve apontar para o princípio fundamental da História em que se afirma que todo
indivíduo é um agente histórico, ao mesmo tempo em que também é determinado
historicamente.
2.
Filosofia.
2.1.
Domínio do negócio.
O ensino
de História abrange aspectos da formação humanística dos jovens, proporcionando-lhes os conceitos e
informações necessários a uma visão crítica da realidade que os cerca. A
continuidade dos estudos deve também ser um alvo considerado, preparando os jovens
para atingirem bons resultados nos concursos vestibulares e ENEM.
2.2.
Enfoque.
O
ensino de História deve partir da perspectiva da História Social em que toda
ação humana, localizada no tempo e no espaço, é tida como experiência histórica
e passível de ser alvo de estudos e reflexão. A busca de relacionar as
experiências humanas do passado com as experiências sociais do presente,
despertando nos alunos ideias relevantes
para as temáticas a serem estudadas, deverá ser uma constante, tendo
como resultado esperado o aprendizado significativo da História.
2.3.
Postura.
Desenvolver
um trabalho docente com seriedade, respeito ao aluno e à instituição de ensino,
buscar o estreitamento dos laços afetivos com os colegas de profissão, núcleo
gestor e alunos, com vistas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem.
2.4.
Diretrizes (Planejamento).
O
planejamento deve seguir as seguintes diretrizes:
·
Desenvolver atividades que despertem a atividade
mental dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação dos conhecimentos
adquiridos.
·
Ter em vista o aprimoramento da capacidade de
leitura e interpretação, adotando como referência os Descritores de Língua
Portuguesa e matemática.
·
Adotar como referência, para as abordagens, os
eixos temáticos e o conjunto de
conhecimentos requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
·
Considerar as ênfases adequadas para cada turma,
de acordo com o curso técnico correspondente.
2.5.
Alinhamento.
·
Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
·
Coordenadoria pedagógica: Saionara Alencar e
Izabel Domingos.
·
Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto.
3. Resultados
pactuados.
3.1.
Resultados esperados.
·
Aprendizagem significativa e melhoria dos
resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
·
95 % dos alunos aprovados ao final do ano
letivo.
3.2.
Resultado global.
·
Desenvolvimento intelectual e ético do educando,
através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de atitudes
proativas de estudo e de comportamento ético.
4. Fatores
críticos.
·
Domínio dos conceitos estruturadores da
disciplina. A saber:
ü
Sociedade, Estado, poder, classe social, luta de
classes,
·
Habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico.
5. Apoios
requeridos.
·
Material para estudo de temáticas complementares
e aplicação de testes e simulados (Xerox).
6.
Bibliografia
para consulta (Obras didáticas).
ALVES, Alexandre, OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Col. Conexões com a
História.1 Ed.São Paulo: Moderna, 2010.
AZEVEDO, Gislane Campos, SERIACOPI, Reinaldo. Col. História em
movimento.1 ed. São Paulo: Ática, 2010.
COTRIM, Gilberto. Col. História global – Brasil e geral. 1 ed. São
Paulo: Saraiva 2010.
COTRIM, Gilberto, FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 1 ed. São
Paulo: Saraiva, 2010.
CEARÁ, Secretaria de educação do Estado. Primeiro Aprender ! Língua
Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Língua espanhola, Língua inglesa.
Caderno do aluno, volumes 1, 2 e 3. Fortaleza: SEDUC, 2009.
MOTA, Myriam Becho, BRAICK, Patrícia Ramos. Col. História das cavernas
ao terceiro milênio.1 ed;. São Paulo: Moderna, 2005.
MOREIRA, Igor. Col. Geografia- Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo:
Ática, 2005.
KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze Pereira. História do
Brasil. São Paulo: Atual, 1996.
PEDRO, Antonio, LIMA, Lizânias de Souza. Col. História sempre presente.
1 ed. São Paulo: FTD, 2010.
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