Programa de ação: Curso de História




E.E.E.P.  GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA

PROGRAMA DE AÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA

Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto.

1.    Negócio.

Ensinar História enfatizando as relações entre passado e presente, destacando os elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos históricos. Toda a abordagem deve apontar para o princípio fundamental da História em que se afirma que todo indivíduo é um agente histórico, ao mesmo tempo em que também é determinado historicamente.

2.    Filosofia.
2.1.        Domínio do negócio.

O ensino de História abrange aspectos da formação humanística dos   jovens, proporcionando-lhes os conceitos e informações necessários a uma visão crítica da realidade que os cerca. A continuidade dos estudos deve também ser um alvo considerado, preparando os jovens para atingirem bons resultados nos concursos vestibulares e ENEM.

2.2.        Enfoque.

O ensino de História deve partir da perspectiva da História Social em que toda ação humana, localizada no tempo e no espaço, é tida como experiência histórica e passível de ser alvo de estudos e reflexão. A busca de relacionar as experiências humanas do passado com as experiências sociais do presente, despertando nos alunos ideias relevantes  para as temáticas a serem estudadas, deverá ser uma constante, tendo como resultado esperado o aprendizado significativo da História.

2.3.        Postura.

Desenvolver um trabalho docente com seriedade, respeito ao aluno e à instituição de ensino, buscar o estreitamento dos laços afetivos com os colegas de profissão, núcleo gestor e alunos, com vistas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem.

2.4.        Diretrizes (Planejamento).
O planejamento deve seguir as seguintes diretrizes:
·         Desenvolver atividades que despertem a atividade mental dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
·         Ter em vista o aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação, adotando como referência os Descritores de Língua Portuguesa e matemática. 
·         Adotar como referência, para as abordagens, os eixos temáticos e  o conjunto de conhecimentos requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
·         Considerar as ênfases adequadas para cada turma, de acordo com o curso técnico correspondente.

2.5.        Alinhamento.
·         Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
·         Coordenadoria pedagógica: Saionara Alencar e Izabel Domingos.
·         Professor: Pedro Virgínio Pereira Neto.

3.    Resultados pactuados.
3.1.        Resultados esperados.
·         Aprendizagem significativa e melhoria dos resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
·         95 % dos alunos aprovados ao final do ano letivo.
3.2.        Resultado global.
·         Desenvolvimento intelectual e ético do educando, através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de atitudes proativas de estudo e de comportamento ético.

4.    Fatores críticos.
·         Domínio dos conceitos estruturadores da disciplina. A saber:
ü  Sociedade, Estado, poder, classe social, luta de classes,
·         Habilidades de leitura, escrita  e raciocínio lógico.

5.    Apoios requeridos.
·         Material para estudo de temáticas complementares e aplicação de testes e simulados (Xerox).

6.    Bibliografia para consulta (Obras didáticas).

ALVES, Alexandre, OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Col. Conexões com a História.1 Ed.São Paulo: Moderna, 2010.

AZEVEDO, Gislane Campos, SERIACOPI, Reinaldo. Col. História em movimento.1 ed. São Paulo: Ática, 2010.

COTRIM, Gilberto. Col. História global – Brasil e geral. 1 ed. São Paulo: Saraiva 2010.

COTRIM, Gilberto, FERNANDES, Mirna. Fundamentos da filosofia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CEARÁ, Secretaria de educação do Estado. Primeiro Aprender ! Língua Portuguesa, História, Filosofia, Arte, Língua espanhola, Língua inglesa. Caderno do aluno, volumes 1, 2 e 3. Fortaleza: SEDUC, 2009.

MOTA, Myriam Becho, BRAICK, Patrícia Ramos. Col. História das cavernas ao terceiro milênio.1 ed;. São Paulo: Moderna, 2005.

MOREIRA, Igor. Col. Geografia- Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.

KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1996.

PEDRO, Antonio, LIMA, Lizânias de Souza. Col. História sempre presente. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS MUSICAIS E ESCRITA POÉTICA