Programa de ação da coordenação - 2016




GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO
18º COORDENADORIA Regional de Desenvolvimento da Educação
  
E.E.E.P.  GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA

Programa de ação da coordenação - 2016

Coordenador: Pedro Virgínio Pereira Neto. (Integração escolar)

1.      Negócio.  (Inseridas as Estratégias para execução do negócio)

·    Coordenar o cotidiano escolar, acompanhando, monitorando e dando feedback aos envolvidos no processo.
·    O monitoramento se dará por meio de registros de observação livre e de instrumentais construídos para tal fim.
·         Construir um diário de bordo com meus relatos sobre o cotidiano.

·         Acompanhar os alunos em seu desenvolvimento acadêmico e comportamental, dando feedback aos mesmos, bem como aos pais e responsáveis.
·         Acompanhar as notas bimestrais no SIGE. (salvar e imprimir quadro de cada turma)
·         Registro de ocorrências próprio da coordenação e dos dossiês do PPDT.
·         Coleta de infrequência – cotidianamente gerando relatórios periódicos.

·         Promover atendimento aos alunos de modo individualizado, fazendo uso de instrumentos de diagnóstico pedagógico das possíveis causas de dificuldades de aprendizagem.
·         Estudo do perfil do aluno com base nos instrumentos acima descritos (PPDT).
·         Instrumental de coleta de informação junto a professores para acompanhamento individualizado.
·         Aplicar avaliações diagnósticas de cunho pedagógico com feedback ao aluno e aos professores e responsáveis.

·         Promover atendimento aos pais e responśaveis dos alunos primando pela qualidade das informações prestadas sobre o desempenho do aluno, bem como colher junto a estes responsáveis informações que ajudem a compreender melhor o educando afim de orientá-lo de modo mais consciênte e seguro.
·         Criar um ambiente acolhedor para o atendimento aos pais e responsáveis, transmitindo a eles o sentimento de segurança quanto aos cuidados dispensados aos seus filhos.
·         Criar e manter canais de constante comunicação com os pais e responsáveis (Telefone, comunicados, internet). Para tanto é imperativo manter todos os dados de contato atualizados.
·         Promover encontros períódicos de pais e mestres.

·         Coordenar o PPDT, cooperando com o planejamento, acompanhando as ações de construção dos Dossiês e propondo ações pedagógicas e projetos.
·         Acompanhar a construção dos Dossiês (Instrumental próprio colado na capa dos dossiês)
·         Orientar os novos DTS (Disponibilizar cópias dos intrumentais e material de orientação sobre o projeto).
·         Acompanhar o planejamento da Formação para a cidadânia. Propôr um planejamento por série, colaborativo, para que se alcance uma unidade de propósito e ação. (Obs.: padronizar o planejamento com um instrumental).
·         Encaminhar um relatório semestral das ações do PPDT à cada professor (Padronizado).

·         Acompanhar as ações do PSE (Projeto saúde na escola) cujos alunos integrantes estão sob a orientação da prof. Cinthia Lima Do Nascimento.
·         Executar o planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas no ano com a prof. Cinthya.
·         Registrar, documentar, todas as ações do projeto para relatórios periódicos (Semestral).
·         Conectar as ações do PSE ao PPDT (Oficinas nas aulas de Formação para a Cidadânia).: Violência no trânsito, DSTs, Primeiros socorros).
2.      Filosofia.
2.1.            Domínio do negócio. (Reflexão sobre as próprias competências)

·         Procurarei aprofundar conhecimentos sobre fatores que influem sobre o processo de ensino aprendizagem a partir de estudo de temas como “Psicologia da aprendizagem”, “Escola, família e aprendizagem”, “Dificuldades de aprendizagem”, dentre outros.
·         Buscarei desenvolver competências para uma comunicação mais clara, eficiente e eficaz, procurando estar mais perto do corpo de professores, dos demais coordenadores e funcionários.
·         Realizarei uma Formação na área de gestão escolar (Especialização).

2.2.            Enfoque. (Prioridades)

·         Acompanhar as ações do PPDT.
·         Acompanhar e monitorar o desenvolvimento acadêmico do aluno, bem como sua postura, proatividade e ética, fatores que são determinantes para o sucesso no Estágio, que é a culminância da preparação dos três anos de formação do aluno.

2.3.            Postura.

Procurarei desenvolver minhas atribuíções com espírito proativo, com ética elevada em minhas ações, visando ser coerente com a proposta de ensino e formação da escola e justo quando aos direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar.

2.4.            Diretrizes/ Estratégias: Foram inseridas no tópico Negócio.

2.5.            Alinhamento.
·         Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
·         Coordenadoria pedagógica: João Lôbo Neto.
·         Coordenadoria de estágio: Xênia Germana Rodovalho.
·         Coordenadoria financeira: Rozângela Martins Mateus.
·         Professores Diretores de turma.
·         Auxiliar de serviços gerais

3.      Resultados pactuados.
3.1.            Resultados esperados.
·         Aprendizagem significativa e melhoria dos resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
·         ___ % dos alunos participantes do SPAECE tendo atingido o nível adequado.
·         ___ % dos alunos inscritos no vestibular da URCA (e de outras Universidades) aprovados.
·         ___ % dos alunos participantes do ENEM tendo atingido acima de ____ pontos.
·         ___ % dos alunos aprovados ao final do ano letivo.
3.2.            Resultado global.
·         Desenvolvimento intelectual e ético do educando, através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de atitudes proativas de estudo e de comportamento ético.

4.      Fatores críticos.
·         Falta de tempo
·         Resistência diante de novas análises e abordagens

5.      Apoios requeridos.
·         Alinhamento constante com professores e gestores.
·         Colaboração das famílias
·         Secretaria, no fornecimento de informações.


6.      Bibliografia para consulta e estudo:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de ação: Curso de História

LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS MUSICAIS E ESCRITA POÉTICA