Programa de ação da coordenação - 2016
GOVERNO
DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO
18º COORDENADORIA Regional de
Desenvolvimento da Educação
E.E.E.P.
GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
Programa de ação da coordenação - 2016
Coordenador:
Pedro Virgínio Pereira Neto. (Integração escolar)
1.
Negócio. (Inseridas as Estratégias para execução do negócio)
· Coordenar o cotidiano escolar,
acompanhando, monitorando e dando feedback aos envolvidos no processo.
· O monitoramento se dará por meio de
registros de observação livre e de instrumentais construídos para tal fim.
·
Construir um diário de bordo com meus
relatos sobre o cotidiano.
·
Acompanhar os alunos em seu
desenvolvimento acadêmico e comportamental, dando feedback aos mesmos, bem como
aos pais e responsáveis.
·
Acompanhar as notas bimestrais no SIGE.
(salvar e imprimir quadro de cada turma)
·
Registro de ocorrências próprio da
coordenação e dos dossiês do PPDT.
·
Coleta de infrequência – cotidianamente
gerando relatórios periódicos.
·
Promover atendimento aos alunos de modo
individualizado, fazendo uso de instrumentos de diagnóstico pedagógico das
possíveis causas de dificuldades de aprendizagem.
·
Estudo do perfil do aluno com base nos
instrumentos acima descritos (PPDT).
·
Instrumental de coleta de informação
junto a professores para acompanhamento individualizado.
·
Aplicar avaliações diagnósticas de cunho
pedagógico com feedback ao aluno e aos professores e responsáveis.
·
Promover atendimento aos pais e
responśaveis dos alunos primando pela qualidade das informações prestadas sobre
o desempenho do aluno, bem como colher junto a estes responsáveis informações
que ajudem a compreender melhor o educando afim de orientá-lo de modo mais
consciênte e seguro.
·
Criar um ambiente acolhedor para o
atendimento aos pais e responsáveis, transmitindo a eles o sentimento de
segurança quanto aos cuidados dispensados aos seus filhos.
·
Criar e manter canais de constante
comunicação com os pais e responsáveis (Telefone, comunicados, internet). Para
tanto é imperativo manter todos os dados de contato atualizados.
·
Promover encontros períódicos de pais e
mestres.
·
Coordenar o PPDT, cooperando com o
planejamento, acompanhando as ações de construção dos Dossiês e propondo ações
pedagógicas e projetos.
·
Acompanhar a construção dos Dossiês
(Instrumental próprio colado na capa dos dossiês)
·
Orientar os novos DTS (Disponibilizar
cópias dos intrumentais e material de orientação sobre o projeto).
·
Acompanhar o planejamento da Formação
para a cidadânia. Propôr um planejamento por série, colaborativo, para que se
alcance uma unidade de propósito e ação. (Obs.: padronizar o planejamento com
um instrumental).
·
Encaminhar um relatório semestral das
ações do PPDT à cada professor (Padronizado).
·
Acompanhar as ações do PSE (Projeto
saúde na escola) cujos alunos integrantes estão sob a orientação da prof. Cinthia
Lima Do Nascimento.
·
Executar o planejamento estratégico das
ações a serem desenvolvidas no ano com a prof. Cinthya.
·
Registrar, documentar, todas as ações do
projeto para relatórios periódicos (Semestral).
·
Conectar as ações do PSE ao PPDT
(Oficinas nas aulas de Formação para a Cidadânia).: Violência no trânsito,
DSTs, Primeiros socorros).
2.
Filosofia.
2.1.
Domínio do negócio. (Reflexão sobre as
próprias competências)
·
Procurarei aprofundar conhecimentos
sobre fatores que influem sobre o processo de ensino aprendizagem a partir de
estudo de temas como “Psicologia da aprendizagem”, “Escola, família e
aprendizagem”, “Dificuldades de aprendizagem”, dentre outros.
·
Buscarei desenvolver competências para
uma comunicação mais clara, eficiente e eficaz, procurando estar mais perto do
corpo de professores, dos demais coordenadores e funcionários.
·
Realizarei uma Formação na área de
gestão escolar (Especialização).
2.2.
Enfoque. (Prioridades)
·
Acompanhar as ações do PPDT.
·
Acompanhar e monitorar o desenvolvimento
acadêmico do aluno, bem como sua postura, proatividade e ética, fatores que são
determinantes para o sucesso no Estágio, que é a culminância da preparação dos
três anos de formação do aluno.
2.3.
Postura.
Procurarei desenvolver minhas
atribuíções com espírito proativo, com ética elevada em minhas ações, visando
ser coerente com a proposta de ensino e formação da escola e justo quando aos direitos
e deveres de cada membro da comunidade escolar.
2.4.
Diretrizes/ Estratégias: Foram inseridas
no tópico Negócio.
2.5.
Alinhamento.
·
Gestora: Antonia Cyra Esmeralda.
·
Coordenadoria pedagógica: João Lôbo
Neto.
·
Coordenadoria de estágio: Xênia Germana
Rodovalho.
·
Coordenadoria financeira: Rozângela
Martins Mateus.
·
Professores Diretores de turma.
·
Auxiliar de serviços gerais
3.
Resultados pactuados.
3.1.
Resultados esperados.
·
Aprendizagem significativa e melhoria
dos resultados dos educandos em avaliações internas e externas.
·
___ % dos alunos participantes do SPAECE
tendo atingido o nível adequado.
·
___ % dos alunos inscritos no vestibular
da URCA (e de outras Universidades) aprovados.
·
___ % dos alunos participantes do ENEM
tendo atingido acima de ____ pontos.
·
___ % dos alunos aprovados ao final do
ano letivo.
3.2.
Resultado global.
·
Desenvolvimento intelectual e ético do
educando, através da reflexão, apreensão de conceitos e desenvolvimento de
atitudes proativas de estudo e de comportamento ético.
4.
Fatores críticos.
·
Falta de tempo
·
Resistência diante de novas análises e
abordagens
5.
Apoios requeridos.
·
Alinhamento constante com professores e
gestores.
·
Colaboração das famílias
·
Secretaria, no fornecimento de
informações.
6.
Bibliografia para consulta e estudo:
Comentários
Postar um comentário