A oficina dos sonhos
A oficina dos sonhos
Apresentação
A
ênfase das oficinas deve girar em torno da ideia de “conceber e realizar
sonhos”. Levar cada aluno participante deve ser levado a refletir e a
autoperceber-se como destinado ao ofício (daí o termo oficina) de projetar e
realizar sonhos.
Para
que eles sejam efetivos no seu ofício (sua ação de projetar e realizar sonhos)
devem assumir uma postura protagonista quanto ao próprio aprendizado e
desenvolvimento. Devem dia a dia estar prontos para assumirem mudanças
positivas nas quatro dimensões do aprendizado humano: O aprender a aprender, o
aprender a Ser, o aprender a fazer e o aprender a conviver (Jacques
Delors). Cumpre ao longo de tais atividades e vivências, conduzir os alunos numa
reflexão que lhes permita perceber que o sonho em si mesmo, enquanto
visualização mental, revela desejo, expectativa e potencial. Mas eles não se
realizam de modo algum, a não ser pelo trabalho (o fazer):
“O indivíduo que trabalha acerca-se continuamente
do autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte de que depende
também a dele. O Criador começa e a criatura acaba a criação de si própria.
Quem quer, pois, que trabalhe, está em oração ao Senhor.” (Rui Barbosa, in
Oração aos moços)
Para progredir no ofício de realizar sonhos devemos
assumir uma postura proativa (de antecipação e iniciativa) em face do desafio
de tornar-se gradualmente autônomo quanto ao seu aprendizado conceitual, rumo a
um autodidatismo. Empreender também no campo do autoconhecimento, na capacidade
de interiorizar-se (Cury), procurando mais o Ser do que o Ter. Desenvolver a
capacidade de desenvolver o espírito para os outros seres humanos que nos
cercam e com quem devemos aprender a conviver.
“Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar
como os peixes, mas não aprendemos a viver como irmãos”.(Martin luther King
Jr., discurso no Lincoln Memorial)
E,
por fim, devemos entender que nossa ação no mundo, nosso fazer, seja em
pequenas ou grandes dimensões, é determinante das condições sociais e
existenciais que nos cercam. Somos todos agentes de transformação histórica.
Que
esta oficina dos sonhos cumpra o propósito para o qual foi elaborada: Motivar
para a realização de sonhos.
Protagonismo juvenil-
Recepcionando os calouros
1º dia
Horário
|
Ação
|
07:30:00
|
Acolhimento – No pátio interno (Com do
Diretor e o Coordenador)
|
8:00
|
Palestra inicial: Nada melhor do que
um sono para gerar o futuro: o protagonismo juvenil e os quatro pilares da
educação. (De cunho mais motivacional que teórico. apresentação das intenções
da oficina). - 15 a 20 minutos (Com slide)
A base para a palestra é o texto de
apresentação.
|
08:15:00
|
|
09:10:00
|
Dinâmica das entrevistas: Em cada
sala, os alunos formam duplas. Cada cada aluno deve entrevistar o colega com
quem formou a dupla. Posteriormente, no momendo da socialização, cada
estudante é apresentado ao “grupão” pelo seu colega de dupla.
|
09:30:00
|
Intervalo
|
Retorno (Possibilidades)
|
|
Dinâmica: Revelar-se num poema.
Ex. “Eu sou como um pássaro que busca a liberdade
do céu, gosto de viver criativamente. Eu sou como...”.
Oriente-os a fazer a comparação entre os
elementos da natureza e suas característica pessoais. Incentive-os a escrever
pelo menos cinco versos semelhantes expressando cinco de suas
características.
|
|
Almoço
|
|
Retorno
|
|
|
|
12:00:00
|
|
13:20:00
|
(OBS. Deve-se criar uma página no facebook (pela
escola ministrante)como meio de receber feedback das experiências dos 10 dias
que realizarem. Se a escola já possui uma página bata criar uma Postagem para
este fim.
|
17:00:00
|
Encerramento
|
2º
dia
Horário
|
Ação
|
07:30:00
|
Momento do acolhimento, com todos os alunos
reunidos no pátio.
(O objetivo é sensibilizar para as
ações deste dia, arrematando as reflexões proporcionadas no dia anterior
sobre o aprender a Ser e o aprender a Conviver.)
(possibilidade: O Estatuto é dividido
em vários artigos podendo ser declamado por várias pessoas. Os alunos
formadores podem memorizar partes do poema e, logo após uma breve fala de
acolhimento, inrromperem em meio aos alunos que estão recebendo a formação
declamando o poema: um misto de surpresa e emoção será o resultado.)
|
|
|
|
|
|
|
09:00:00
|
|
(Todos os alunos das EEEP's cursaram
a disciplina Empreendedorismo. Logo um dos alunos formadores deve apresentar
a palestra. Elaborar um bom slide, com imagens sugestivas e relacionadas com
cada uma das 10 CCE's. Explicar e sugerir aos alunos em formação que elaborem
um projeto de vida, traçando metas e estratégias para alcançá-las).
Tempo: 15 a 20 minutos.
|
|
|
|
12:00:00
|
|
|
|
15:00
|
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário