A oficina dos sonhos


A oficina dos sonhos

Apresentação

            A ênfase das oficinas deve girar em torno da ideia de “conceber e realizar sonhos”. Levar cada aluno participante deve ser levado a refletir e a autoperceber-se como destinado ao ofício (daí o termo oficina) de projetar e realizar sonhos.
            Para que eles sejam efetivos no seu ofício (sua ação de projetar e realizar sonhos) devem assumir uma postura protagonista quanto ao próprio aprendizado e desenvolvimento. Devem dia a dia estar prontos para assumirem mudanças positivas nas quatro dimensões do aprendizado humano: O aprender a aprender, o aprender a Ser, o aprender a fazer e o aprender a conviver (Jacques Delors). Cumpre ao longo de tais atividades e vivências, conduzir os alunos numa reflexão que lhes permita perceber que o sonho em si mesmo, enquanto visualização mental, revela desejo, expectativa e potencial. Mas eles não se realizam de modo algum, a  não ser pelo trabalho (o fazer):

“O indivíduo que trabalha acerca-se continuamente do autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte de que depende também a dele. O Criador começa e a criatura acaba a criação de si própria. Quem quer, pois, que trabalhe, está em oração ao Senhor.” (Rui Barbosa, in Oração aos moços)

            Para progredir no ofício de realizar sonhos devemos assumir uma postura proativa (de antecipação e iniciativa) em face do desafio de tornar-se gradualmente autônomo quanto ao seu aprendizado conceitual, rumo a um autodidatismo. Empreender também no campo do autoconhecimento, na capacidade de interiorizar-se (Cury), procurando mais o Ser do que o Ter. Desenvolver a capacidade de desenvolver o espírito para os outros seres humanos que nos cercam e com quem devemos aprender a conviver.

 “Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a viver como irmãos”.(Martin luther King Jr., discurso no Lincoln Memorial)
            E, por fim, devemos entender que nossa ação no mundo, nosso fazer, seja em pequenas ou grandes dimensões, é determinante das condições sociais e existenciais que nos cercam. Somos todos agentes de transformação histórica.
            Que esta oficina dos sonhos cumpra o propósito para o qual foi elaborada: Motivar para a realização de sonhos.

Protagonismo juvenil-  Recepcionando os calouros
1º dia
Horário
Ação
07:30:00
Acolhimento – No pátio interno (Com  do Diretor e o Coordenador)
8:00
Palestra inicial: Nada melhor do que um sono para gerar o futuro: o protagonismo juvenil e os quatro pilares da educação. (De cunho mais motivacional que teórico. apresentação das intenções da oficina). - 15 a 20 minutos (Com slide)
A base para a palestra é o texto de apresentação.
08:15:00
  • Divisão dos alunos para as salas ( Os protagonistas devem levar as urnas com as fitas coloridas)

  • Os alunos recebem material para confeccionar os crachás que usarão ao longo das oficinas (Cartão, já perfurado e barbante). Devem ser disponibilizados pincéis atômicos de várias cores,  para que escrevam seus nomes.

  • Dinâmica de acolhimento e quebra gelo: Apresentar-se com um movimento corporal (MAYER,p.41)
09:10:00
Dinâmica das entrevistas: Em cada sala, os alunos formam duplas. Cada cada aluno deve entrevistar o colega com quem formou a dupla. Posteriormente, no momendo da socialização, cada estudante é apresentado ao “grupão” pelo seu colega de dupla.
  • O roteiro para a entrevista deve ser entregue a cada dupla.
  • Material: Barbante, Cartolina, Tesoura e folhas de ofício (Para quê?)


09:30:00
Intervalo

Retorno (Possibilidades)

  • Show de slides apresentando a escola – Espaço, projetos, atividades,Professores, aulas de campo, etc. (o slide deve ser preparado previamente pela coordenação da escola anfitriã)

  • Passeio pelo ambiente físico da escola: seus espaços de aprendizagem (Caso a escola seja ainda desconhecida das turmas).

  • Dinâmica: Com que animal eu mais me identifico e porquê ? Recortes de revistas com imagens de animais (ou objetos) espalhados no centro da sala. Cada participante procura um animal ou objeto com o qual mais se identifica, levando em conta seus valores, crenças, desejos, comportamentos, etc. Depois de um tempo de elaboração individual, cada participante deve apresentar ao grupo o objeto escolhido e dizendo por que o escolheu, permitindo assim que os outros o conheçam um pouco mais. Ao final os facilitadores devem lançar questões que permitam reflexões quanto a busca do autoconhecimento e sobre o conhecimento do outro: Foi fácil definir ou perceber características pessoais? Você sentiu que se conhece muito ou pouco? Até que ponto você se sentiu desconfortável ao ter revelar aos outros o que pensa sobre si mesmo? Que temores favoreceram este desconforto?

Dinâmica: Revelar-se num poema.
  • Sugerir que cada aluno escreva um poema falando de suas características pessoais completando a seguinte frase: “Eu sou como...”.
Ex. “Eu sou como um pássaro que busca a liberdade do céu, gosto de viver criativamente. Eu sou como...”.
Oriente-os a fazer a comparação entre os elementos da natureza e suas característica pessoais. Incentive-os a escrever pelo menos cinco versos semelhantes expressando cinco de suas características.
  • Incentive-os a criarem uma moldura para seu poema, desenhando, pintando.
  • Socialização: Ao final cole os poemas nas paredes da sala e permita que eles leiam as produçoes dos colegas, como se estivessem em uma galeria.

Almoço

Retorno
  • Retome, através de uma fala, as experiências vivenciadas no período da manhã.
  • Dinâmica: A árvore da vida. (MAYER, P.50)

  • Vídeos motivacionais: Atitude, ação, tranformação da realidade, proatividade. (Sugestões de vídeos:
  • Segue-se momento de discussão sobre os vídeos e temas abordados.
12:00:00
  • Divida os alunos em grupos para que elaborem esquetes teatrais demosntrando situações em que os quatro pilares da educação estão presentes. (Apresentações serão feitas no dia seguinte)
13:20:00
  • FECHAMENTO: Proponha o desafio dos 10 dias. (O que você gostaria de fazer de bom para si mesmo, para a sua família ou amigos, mas que não teve motivação ainda para realizar? Existe algum projeto seu parado? Gostaria de adquirir algum hábito saudável? Saia do seu lugar, comprometa-se com um projeto (por mais símples que seja) por 10 dias, sem falhar. Ao alcançar o sucesso você estará mais motivado para vencer outros desafios.
  • No dia seguinte apresentarão as esquetes e mencionarão os desafios que assumirão pelos próximos dez dias.
(OBS. Deve-se criar uma página no facebook (pela escola ministrante)como meio de receber feedback das experiências dos 10 dias que realizarem. Se a escola já possui uma página bata criar uma Postagem para este fim.
17:00:00
Encerramento



2º dia
Horário
Ação
07:30:00
Momento do acolhimento, com todos os alunos reunidos no pátio.
  • Leitura do poema: O Estatuto do homem (Thiago de Melo).
  • O leitor deve promover uma reflexão.
(O objetivo é sensibilizar para as ações deste dia, arrematando as reflexões proporcionadas no dia anterior sobre o aprender a Ser e o aprender a Conviver.)

(possibilidade: O Estatuto é dividido em vários artigos podendo ser declamado por várias pessoas. Os alunos formadores podem memorizar partes do poema e, logo após uma breve fala de acolhimento, inrromperem em meio aos alunos que estão recebendo a formação declamando o poema: um misto de surpresa e emoção será o resultado.)

  • Os alunos devem ser divididos e encaminhados para suas respectivas salas.

  • Socialização dos desafios assumidos para o desafio dos  10 dias.

  • Apresentação das esquetes teatrais sobre os quatro pilares da educação por parte de cada equipe. Realize a escolha do grupo mais criativo. (S epossível dê um chocolate como prêmio para cada componente do grupo)
09:00:00
  • Intervalo

  • Palestra: As características do comportamento empreendedor  como ferramenta para realizar um projeto de vida.
(Todos os alunos das EEEP's cursaram a disciplina Empreendedorismo. Logo um dos alunos formadores deve apresentar a palestra. Elaborar um bom slide, com imagens sugestivas e relacionadas com cada uma das 10 CCE's. Explicar e sugerir aos alunos em formação que elaborem um projeto de vida, traçando metas e estratégias para alcançá-las).
Tempo: 15 a 20 minutos.

  • Vídeo Motivacional: O poder da visão (Sugerido)
12:00:00
  • Almoço

  • Apresentação dos vários cursos: Regência, Enfermagem, Informática e Redes de Computadores. (Quais são as disciplinas? Possuem aulas práticas? O que fazem os profissionais formados na área? Como é que acontece o Estágio?)
15:00
  • Intervalo

  • Dinâmica: As perspectivas de cada um para os três anos na EEEP.

  • Dinâmica de Encerramento
Sugestões: Inserir um filme: À procura da felicidade ou desafiando gigantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de ação: Curso de História

LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS MUSICAIS E ESCRITA POÉTICA