CBO - PSICOPEDAGOGO
Tabela de Atividades- CBO
Família
Ocupacional: 2394-25 : Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Psicopedagogo
Área:
IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
1
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Acompanhar
o desenvolvimento do trabalho docente/autor
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2
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Assessorar
o trabalho docente
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3
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Administrar
a progressão da aprendizagem
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4
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Observar
o processo de trabalho em salas de aula
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5
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Visitar
rotineiramente as escolas
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6
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Acompanhar
a produção dos alunos
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7
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Acompanhar
a trajetória escolar do aluno
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8
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Elaborar
textos de orientação
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9
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Reunir-se
com conselhos de classe
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10
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Analisar
a execução do plano de ensino outros regimes escolares
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11
|
Sugerir
mudanças no projeto pedagógico
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12
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Coordenar
projetos e atividades de recuperação da aprendizagem
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13
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Coletar
diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios
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14
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Administrar
conflitos disciplinares entre professores e alunos
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15
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Organizar
encontro de educandos
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16
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Interpretar
as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos
ensinar
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Área: AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
1
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Construir
instrumentos de avaliação
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2
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Valorizar
experiências pedagógicas significativas
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3
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Detectar
eventuais problemas educacionais
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4
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Propor
soluções para problemas educacionais detectados
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5
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Avaliar
o processo de ensino e de aprendizagem
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6
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Avaliar
a instituição escolar
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7
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Participar
da avaliação proposta pela instituição
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8
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Avaliar
o desempenho profissional dos educadores
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9
|
Avaliar
a implementação de projetos educacionais
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10
|
Avaliar
os planos diretores
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11
|
Avaliar
os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e
grafoperceptiva da criança
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12
|
Propor
ações que favoreçam a maturação da criança
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Área:
VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO
1
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Criar
mecanismos de participação/interação
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2
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Criar
espaços de participação/interação
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3
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Estimular
a participação dos diferentes sujeitos
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4
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Estimular
a transparência na condução dos trabalhos
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5
|
Organizar
reuniões com equipes de trabalho
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6
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Valorizar
a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico
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7
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Criar
e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo
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8
|
Planejar
reuniões com equipes de trabalho
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9
|
Promover
estudos de caso
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Área: COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO
PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
1
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Fornecer
subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e
culturais
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2
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Contextualizar
historicamente a escola
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3
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Fornecer
subsídios teóricos
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4
|
Traçar
objetivos educacionais
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5
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Planejar
ações de operacionalização
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6
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Articular
a ação da escola com outras instituições
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7
|
Articular
a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao
adolescente
|
8
|
Participar
da elaboração e reelaboração de regimentos escolares
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9
|
Assessorar
as escolas/instituições
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10
|
Estabelecer
sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino
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12
|
Promover
o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do
discente, da instituição escolar e da família
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Área:
PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS
1
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Formar-se
continuamente
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2
|
Atualizar-se
continuamente
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3
|
Estudar
continuamente
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4
|
Pesquisar
os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico
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5
|
Pesquisar
práticas educativas
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6
|
Aprofundar
a reflexão sobre as teorias da aprendizagem
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7
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Aprofundar
a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos
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8
|
Selecionar
referencial teórico
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9
|
Selecionar
bibliografia
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10
|
Organizar
grupos de estudos
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11
|
Promover
trocas de experiências
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12
|
Orientar
atividades interdisciplinares
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13
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Promover
cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas
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14
|
Participar
de cursos, seminários e congressos
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15
|
Participar
de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais
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16
|
Registrar
a produção do conhecimento sobre a prática educacional
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Área:
COMUNICAR-SE
1
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Olhar
com intencionalidade pedagógica
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2
|
Expressar-se
com clareza
|
3
|
Socializar
informações
|
4
|
Divulgar
deliberações
|
5
|
Elaborar
relatórios
|
6
|
Sistematizar
registros administrativos e pedagógicos
|
7
|
Emitir
pareceres
|
8
|
Entrevistar
|
9
|
Divulgar
resultados de avaliação
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10
|
Divulgar
experiências pedagógicas
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11
|
Publicar
experiências pedagógicas
|
12
|
Organizar
encontros, congressos e seminários
|
13
|
Dominar
a língua portuguesa
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Área:
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1
|
Compreender
o contexto
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2
|
Respeitar
as diversidades
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3
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Criar
espaços para o exercício da diversidade
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4
|
Respeitar
a autoria do educador
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5
|
Respeitar
a autonomia do educador
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6
|
Criar
clima favorável de trabalho
|
7
|
Demonstrar
capacidade de observação
|
8
|
Trabalhar
em equipe
|
9
|
Administrar
conflitos
|
10
|
Intermediar
conflitos entre a escola e a família
|
11
|
Interagir
com os pais
|
12
|
Coordenar
reuniões
|
13
|
Dimensionar
os problemas
|
14
|
Estimular
a solidariedade
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15
|
Respeitar
a alteridade
|
16
|
Estimular
a criatividade
|
17
|
Estimular
o senso de justiça
|
18
|
Estimular
o senso crítico
|
19
|
Estimular
o respeito mútuo
|
20
|
Estimular
valores estéticos
|
21
|
Desenvolver
a auto-estima
|
22
|
Estimular
a cooperação
|
23
|
Administrar
tempo
|
24
|
Auto-avaliar-se
|
25
|
Demonstrar
criatividade
|
26
|
Demonstrar
pró-atividade
|
27
|
Demonstrar
versatilidade
|
28
|
Demonstrar
flexibilidade
|
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