CBO - PSICOPEDAGOGO


Tabela de Atividades-  CBO
Família Ocupacional: 2394-25 : Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Psicopedagogo

Área: IMPLEMENTAR A EXECUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
1
Acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor
2
Assessorar o trabalho docente
3
Administrar a progressão da aprendizagem
4
Observar o processo de trabalho em salas de aula
5
Visitar rotineiramente as escolas
6
Acompanhar a produção dos alunos
7
Acompanhar a trajetória escolar do aluno
8
Elaborar textos de orientação
9
Reunir-se com conselhos de classe
10
Analisar a execução do plano de ensino outros regimes escolares
11
Sugerir mudanças no projeto pedagógico
12
Coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem
13
Coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios
14
Administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos
15
Organizar encontro de educandos
16
Interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar

 Área: AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL

1
Construir instrumentos de avaliação
2
Valorizar experiências pedagógicas significativas
3
Detectar eventuais problemas educacionais
4
Propor soluções para problemas educacionais detectados
5
Avaliar o processo de ensino e de aprendizagem
6
Avaliar a instituição escolar
7
Participar da avaliação proposta pela instituição
8
Avaliar o desempenho profissional dos educadores
9
Avaliar a implementação de projetos educacionais
10
Avaliar os planos diretores
11
Avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança
12
Propor ações que favoreçam a maturação da criança



Área: VIABILIZAR O TRABALHO COLETIVO
1
Criar mecanismos de participação/interação
2
Criar espaços de participação/interação
3
Estimular a participação dos diferentes sujeitos
4
Estimular a transparência na condução dos trabalhos
5
Organizar reuniões com equipes de trabalho
6
Valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico
7
Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo
8
Planejar reuniões com equipes de trabalho
9
Promover estudos de caso

 Área: COORDENAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO/INSTRUCIONAL
1
Fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais
2
Contextualizar historicamente a escola
3
Fornecer subsídios teóricos
4
Traçar objetivos educacionais
5
Planejar ações de operacionalização
6
Articular a ação da escola com outras instituições
7
Articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente
8
Participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares
9
Assessorar as escolas/instituições
10
Estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino
12
Promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família

Área: PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFISSIONAIS
1
Formar-se continuamente
2
Atualizar-se continuamente
3
Estudar continuamente
4
Pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico
5
Pesquisar práticas educativas
6
Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem
7
Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos
8
Selecionar referencial teórico
9
Selecionar bibliografia
10
Organizar grupos de estudos
11
Promover trocas de experiências
12
Orientar atividades interdisciplinares
13
Promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas
14
Participar de cursos, seminários e congressos
15
Participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais
16
Registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional

Área: COMUNICAR-SE
1
Olhar com intencionalidade pedagógica
2
Expressar-se com clareza
3
Socializar informações
4
Divulgar deliberações
5
Elaborar relatórios
6
Sistematizar registros administrativos e pedagógicos
7
Emitir pareceres
8
Entrevistar
9
Divulgar resultados de avaliação
10
Divulgar experiências pedagógicas
11
Publicar experiências pedagógicas
12
Organizar encontros, congressos e seminários
13
Dominar a língua portuguesa

Área: DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1
Compreender o contexto
2
Respeitar as diversidades
3
Criar espaços para o exercício da diversidade
4
Respeitar a autoria do educador
5
Respeitar a autonomia do educador
6
Criar clima favorável de trabalho
7
Demonstrar capacidade de observação
8
Trabalhar em equipe
9
Administrar conflitos
10
Intermediar conflitos entre a escola e a família
11
Interagir com os pais
12
Coordenar reuniões
13
Dimensionar os problemas
14
Estimular a solidariedade
15
Respeitar a alteridade
16
Estimular a criatividade
17
Estimular o senso de justiça
18
Estimular o senso crítico
19
Estimular o respeito mútuo
20
Estimular valores estéticos
21
Desenvolver a auto-estima
22
Estimular a cooperação
23
Administrar tempo
24
Auto-avaliar-se
25
Demonstrar criatividade
26
Demonstrar pró-atividade
27
Demonstrar versatilidade
28
Demonstrar flexibilidade








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