Trabalho De História da Arte



Trabalho De História da Arte
Disciplina: Artes
Professor: Pedro Virgínio P. Neto



Formem grupos de 4 pessoas e leiam, em voz alta, as seguintes páginas: 42 e 43(Períodos da História da Arte); 74 e 75 (Arte medieval e inovações); 78 e 79 (Arte e tecnologia); 83 a 85( Arte antiga e medieval); 136 e 137 (Infográfico sobre escolas artísticas)

Analise o infográfico das páginas 42 e 43.  Identifique os períodos históricos descritos.  Em cada período Identifique as características marcantes, as rupturas e as formas de arte predominantes.  Com Tais informações Complete o seguinte quadro comparativo:

Período
Formas de arte
Caracteres e funções da arte
Rupturas novidades

Levando em conta os textos das páginas 83 a 85:

Analise a imagem da página 83 e responda às seguintes questões:
1- O que o quadro quer representar? 2- Qual a data de sua produção? 3- A que período histórico corresponde o seu tema? 4- E a sua produção?  Tema e produção pertencem ao mesmo tempo histórico ou a tempos diferentes? 5- Como podemos explicar historicamente, levando em conta o tempo em que foi produzido, a escolha do tema? 6- Que tipos de Artes eram regidas pelas musas, e por quê?

7- Qual a importância da música na idade média? 8- A que funções da vida humana a música estava associada? 9- Segundo Aristóteles que característica era marcante na música? 10- Que contraste era estabelecido entre os instrumentos de sopro e os instrumentos de percussão na antiguidade? 11- Essa distinção ainda existe nos dias de hoje? 12- Como eram classificadas as artes no período medieval? 13-Explique essa divisão. 14-Qual o lugar da música nesse período e que semelhança guarda com suas funções na antiguidade? 15- O que foi o canto gregoriano?

Levando em conta os textos das páginas 74 e 75 responda aos seguintes questionamentos:

1- Qual a principal função da arte medieval? 2- O que foi a arte românica e a arte gótica?           3-Descreva cada uma delas. 4- Que mudanças e avanços na técnica artística podem ser percebidas? 5- O que é a “perspectiva” na pintura? 6- E a técnica de “ luz e sombra”?

Levando em conta os textos das páginas 78 e 79, pesquise e promova a seguinte discussão:

 Como as novas tecnologias da informação, sobretudo a informática, influem sobre a produção da arte contemporânea?   Pesquise exemplos e apresente-os.

Atividade complementar: 

Assista ao seguinte vídeo sobre a linha do tempo da História da Arte. 




Identifique os períodos e as características marcantes das obras que aparecem em cada um deles. Elabore um quadro comparativo das características, conforme informações encontradas no infográfico das páginas 136 e 137. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de ação: Curso de História

LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS MUSICAIS E ESCRITA POÉTICA