Círculo de leitores cristãos (PROJETO DE ESTÍMULO À LEITURA)



1º Igreja Batista
Círculo de leitores cristãos
(PROJETO DE ESTÍMULO À LEITURA)
Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Justificativa:
         Tal como os judeus , também nós cristãos somos “o povo do livro”. A Reforma Protestante no século XVI ganhou impulso a partir da difusão de textos impressos, inclusive da própria Bíblia. A consequência da difusão dos livros foi a formação gradual de um número cada vez maior de leitores. A educação, sobretudo no ocidente, muito deve ao Movimento Reformador protestante que tem como premissa fundamental o livre acesso às escrituras e a consequente necessidade de alfabetizar os membros da comunidade. Como herdeiros desta magnífica tradição, julgo que não podemos deixar de incentivar às pessoas à leitura, especialmente e primeiramente das Escrituras.

Objetivos:
1.     Estimular a prática da leitura de livros cristãos.
2.     Criar um espaço de discussão de ideias e de aprendizagem cooperativa e colaborativa.
3.     Criar um ambiente favorável ao crescimento espiritual e intelectual de seu participantes.
4.     Propiciar momentos de interação e aproximação entre seus membros.

Metodologia:
         Regularmente os membros do  grupo devem encontrar-se para conversar acerca do livro que está sendo lido. No ato da leitura (momento individual de estudo, em casa) cada participante deve cumprir um roteiro de atividades, a saber:
1.     Ler o texto: Destacando as partes importantes, grifando, circulando, etc
2.     Estudar as passagens bíblicas, mencionadas pelo autor, diretamente na Bíblia e refletir/meditar em como elas se relacionam  com a discussão desenvolvida pelo escritor.
3.     Retirar do texto, registrando no seu CADERNO DE LEITURA, cinco ideias que mais lhe chamaram a atenção e que considerou mais importantes.
4.     Elaborar três perguntas para propor aos participantes durante a roda de conversa, com o intuito de fomentar o debate de ideias. As perguntas podem ser dúvidas reais que tenham ficado durante a leitura ou perguntas provocativas.
5.     Identificar pelo menos uma experiência real vivida por si mesmo, ou por outros, que de algum modo se relacione com as ideias do texto estudado (Exemplos reais).
6.     Elaborar um afirmação conclusiva de sua reflexão pessoal acerca das ideias do texto, contemplando uma aplicação para a vida. 

Funcionamento dos círculos de leitura
1.     Os grupos devem organizar-se em círculos fechados, com no máximo 6 participantes. Cada grupo deve contar com um mediador que orientará os trabalhos de acordo o roteiro estabelecido, mas cuidando para que a discussão não se afaste muito do tema e, por outro lado, não deixando que o diálogo de torne um ritual rígido e mecânico.
2.      Cada grupo deve eleger um porta-voz que será o responsável de transmitir as impressões do grupo durante a grande plenária (Que é a reunião de todos os  grupos para a socialização final). O papel de porta-voz será exercido por todos os membros do grupo, obedecendo a um rodízio ao longo dos encontros.
3.     Roteiro dos trabalhos:
·        Leitura Bíblica inicial – escolhida pelo mediador e ligada ao tema da leitura.
·        Oração Inicial.
·        Cada membro do grupo expõe suas cinco ideias principais retiradas do texto, justificando sua posição. Neste momento, à medida em que as ideias vão sendo expostas e justificadas, os demais participantes podem interagir ao identificarem que a ideia apresentada pelo colega corresponde a mesma ideia selecionada por eles. É importante cuidar (O mediador) para que a dinâmica deste momento não se torne mecânica. Este é o momento do debate propriamente dito.
·        Cada participante pode encerrar seu momento de exposição das 5 ideias apresentando a experiência real que ele escolheu para ilustrar o tema e sua afirmação conclusiva.
·        As três perguntas devem ser entregues ao mediador e colocadas numa caixinha, onde serão misturadas e redistribuídas entre os participantes para que os mesmos respondam de acordo como o que aprenderam com o texto e a discussão ou com sua experiência pessoal de vida.
·        O mediador faz as considerações finais, e faz-se a oração de encerramento.
(Obs.: caso hajam vários grupos e faça-se a grande plenária, a oração de encerramento será feita após a socialização das ideias dos grupos)







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