DIA “D” DO PROJETO DE VIDA PROGRAMAÇÃO
2021
2018
Primeiro ano: Antes da Pandemia
EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
PROGRAMAÇÃO
HORÁRIOS
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TEMPO
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ATIVIDADE
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RESPONSÁVEL
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7:30 ÀS 8:00
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30 min
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Acolhida e abertura geral
(Obs: Foram recebidos em sala com música e chocolates, com frases de sucesso. Iniciamos com cada aluno escrevendo em uma tarjeta suas expectativas para aquele dia. Eles as coloriram e colaram em um mosaico) |
Organização
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8:00 às 9:10
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20 min
20 min
20 min
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Dinâmica: Para quem você tira o chapéu? Os chapéus estão postos na parede. Voluntariamente os jovens são convidados a tirar o chapéu. Coloque música de suspense. O objetivo de reflexão é a auto-avaliação da turma diante das ações desenvolvidas ao longo do ano.
Dinâmica: Quem sou eu? Cada participante escreve uma descrição breve de sua principal característica numa folha de papel. Embola e põe num saco. Misturamos tudo. As pessoas vão tirando, desembolando e tentando associar as características a uma pessoa da sala. O objeto de reflexão é o conhecimento mútuo e a convivência.
Dinâmica: Olhando para mim mesmo e o lugar onde estou. Deve o aluno, através de instrumental devidamente preparado, fazer uma síntese de tudo o que ele refletiu acerca de si mesmo, sobretudo nas aulas de formação para a cidadania. O instrumental é o preâmbulo do projeto de vida e dará a base de reflexão para a carta que o aluno(a) escreverá para si mesmo(a) no futuro.
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Diretor de turma
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9:10 às 9:30
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20 min
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LANCHE
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LANCHE
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9:30 ÀS 10:10
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40 min
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Roda de conversa : De onde vim, por onde passei e onde estou
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Davi Silvestre (Artista)
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10:10 às 10:50
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40 min
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Palestra: Projeto de Vida
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Adriana
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11:00 às 12:00
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60 min
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O rito das cartas: Promova um relaxamento com música instrumental. Todos devem estar vendados, sentados ou deitados. Baixe o volume e indague-os sobre o que são os Ritos de passagem. Eles devem responder ainda vendados. Você poderá tocar neles para estimulá-los a falar: Quais os ritos que você segue ao amanhecer? Antes de dormir? Ao longo do seu dia? Quando está se preparando para uma grande decisão? Todo rito é marcado por EVENTOS. Eles agora vão realizar um ato, um evento que representará um rito de passagem. Dar início à escrita das cartas. Quando todos tiverem terminado seguirão até o pote e depositarão suas cartas.
Terminar com um despertar e uma avaliação das experiências do dia. Não esqueça de tirar muitas fotos ao longo do dia.
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Diretor de turma
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Caixa de som, cabo de áudio, nootbock, Microfone, Bis com mensagens, Cestinha, Folhas de ofício cortadas ao meio, giz de cera, lápis de cor, pinceis etc. Pote e material para decorar, como fitas e adesivos. Cola.
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EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
ALUNO(A): ________________________________________________________________________________
TURMA: __________________
QUESITOS
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DESCRIÇÃO
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Quem sou eu?
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O que eu gostaria de acrescentar a minha vida e pessoa?
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Que diálogos tenho tido comigo mesmo (a?
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As coisas mais positivas que digo a mim mesmo(a):
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As coisas mais negativas que digo a mim mesmo(a):
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Que áreas da vida socioemocional você mais precisa melhorar?
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( ) Autogestão: Organização, Responsabilidade, persistência Determinação e foco.
( ) Aproximação com os outros: Iniciativa para comunicação, entusiasmo para os relacionamentos e auto-afirmação nos relacionamentos.
( ) Resiliência emocional: Tolerância ao estresse e à frustração. Confiança nas próprias capacidades.
( ) Abertura ao novo: Coragem e interesse de sair da zona de conforto e encarar novas aprendizagens.
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Porque você julga que esta área é a mais fraca?
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O que você poderá fazer de concreto para fortalecer esta área?
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Como você saberá que ela foi fortalecida?
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Qual foi o seu perfil comportamental?
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Gato (Foco nos relacionamentos): ____%
Águia (Foco na idealização do futuro): ____%
Lôbo (Foco no planejamento e controle): ____%
Tubarão (Foco nos resultados rápidos): ____%
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Diante deste perfil, que meta de auto-educação você estabelece? Que aspectos do comportamento você precisa fortalecer?
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Como você saberá que conseguiu fortalecer este aspecto do seu comportamento?
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Saberei quando tal coisa estiver acontecendo: _____________________________________________________________
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Diante de toda esta reflexão feita até aqui, escreva ao lado um esboço da sua missão de vida.
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Meu nome é __________________________________________ e minha missão de vida é ______________________________________________
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De que modo, por qual meio, caminho, profissão ou ocupação, você cumprirá esta missão?
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Pretendo cumprir minha missão de vida atuando concretamente ... _____________________________________________________________
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EEEP GOVERNADOR VIRGÍLIO TÁVORA
DIA “D” DO PROJETO DE VIDA
ALUNO(A): ________________________________________________________________________________
TURMA: __________________
CARTA PARA MIM MESMO, NO FUTURO
Olá! Meu nome é ________________________________________________________________. Eu sou você escrevendo do passado. Mais especificamente do dia ____ de _______________ de 201__. Espero que você, aí no futuro, esteja vivenciando tudo o que planejei para você. Vamos lá....
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