Ferramentas teóricas e práticas, para turbinar a aprendizagem
“ Nem a mão nua nem o intelecto, deixados a si mesmos, logram muito. Todos os feitos se cumprem com instrumentos e recursos auxiliares, de que dependem, em igual medida, tanto o intelecto quanto as mãos. Assim como os instrumentos mecânicos regulam e ampliam o movimento das mãos, os da mente aguçam o intelecto e o previnem (sic)”
Francis Bacon
Ferramentas teóricas e práticas, para turbinar a aprendizagem
Mnemônica e Técnicas de Estudo
Apresentação
Francis Bacon em seu livro “Aforismos sobre a interpretação da natureza e do reino do homem” defende a ideia de que o intelecto precisa valer-se de instrumentos que potencializem sua força de compreensão, assim como um martelo potencializa a força da mão; um microscópio, a capacidade dos olhos; uma vara, o alcance dos braços e um veículo a velocidade das pernas.
É sobre ideia similar que este curso está fundamentado: A ideia de que estudar e aprender requer método. A proposta não é a de reforçar conteúdos estudados nas diversas disciplinas escolares, mas de abordar conhecimentos que deveriam ser dominados previamente como condição para um aprendizado eficaz. Trata-se de “Aprender a aprender”. Já lhe ensinaram que para aprender é preciso preparação, traçando objetivos, motivando-se, decidindo e disciplinando-se? Foi ensinado a administrar o seu tempo e organizar-se para os momentos de estudo? Você foi ensinado a como extrair o melhor de suas leituras e a como recordar os conteúdos estudados? Respostas a estas questões serão oferecidas neste curso, cuja metodologia envolve explicações, leituras, discussões, exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
Disponha-se a estudar estes métodos e a aplicá-los de modo persistente e sistemático. Os resultados que alcançará serão surpreendentes.
Prof. Pedro Virgínio P. Neto
Cronograma
Primeiro encontro: Introdução à mnemônica.
|
Exercício de visualização e memorização,
através da técnica do vínculo ou da estória.
Os princípios da memória
|
Segundo encontro
|
Retomada de conceitos,
Avaliação do exercício anterior e da motivação dos
participantes.
Proposta de atividade de reforço.
|
Terceiro encontro
|
Leitura analítica,
Sínteses criativas e mnemônica (Esquemas e mapa mentais)
|
Quarto Encontro
|
Avaliação geral do encontro
Encerramento
|
Bibliografia:
Leia também:
Comentários
Postar um comentário