Educacional Desenvolvimento pessoal para estudantes


Educacional
Desenvolvimento pessoal para estudantes


Prof. Pedro Virgínio P. Neto

Público alvo
1.   Estudantes do terceiro ano

Objetivos:

1.      Oferecer um modelo de referência para a auto-avaliação e o autoconhecimento.
2.      Despertar a consciência da auto-responsabilidade sobre sua própria educação (auto-educação e autodesenvolvimento).
3.      Apresentar ferramentas para a auto-avaliação, para o planejamento e para a ação com o fim de alcançar resultados mensuráveis ou observáveis.
4.      Proporcional feedback coletivo e, se possível, individual aos participantes da formação.

Metodologia

1.      O programa será desenvolvido levando em conta os três pilares: Autoconhecimento, planejamento estratégico e ação para resultados.
2.      Exposição de um conjunto de palestras, dialogadas e interativas.
3.      Entre as palestras, serão intercalados o emprego de algumas ferramentas de auto-avaliação, planejamento e ação para resultados.
4.      Feedback: Orientação individual ou coletiva sobre o processo e o plano de ação a ser feito.

Temas/Roteiro

1.      Palestra: Superando limitações pessoais
·         Objetivo: Favorecer a tomada de consciência da necessidade de trabalhar as próprias limitações.
·         Exercício/ Ferramenta: Forças X Fraquezas

2.      Palestra: Os perfis comportamentais
·         Objetivo: Fornecer um modelo a partir do qual seja possível realizar uma auto-avaliação e estabelecer estratégias para a melhoria de suas competências.
·         Exercício: Perfis comportamentais (Os quatro animais)

3.      Palestra: Não deixe para depois o que pode fazer hoje - A gestão do tempo. (A tríade do tempo)
·         Objetivo: Despertar a consciência de que todos têm a mesma quantidade de tempo e de que ele deve ser administrado, elegendo prioridades com base nos critérios de Importante, urgente e irrelevante.
·         Exercício: “A lista”:
o   (1) Tudo o que precisa fazer (tudo o que está pendente em sua vida), tudo o que deseja fazer.
o   (2) Classifique cada tarefa da lista como: Irrelevante, urgente ou importante.
o   (3) Estabeleça um plano para agir em relação aquilo que é urgente e ao que é importante.

4.      Palestra: Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas.
·         Objetivo: Tomar consciência dos nossos motivos positivos e do quanto gastamos energia psíquica com queixas e reclamações improdutivas.
·         Exercício: “A lista”:
o   (1) Elabore uma lista de 20 bons motivos para viver com entusiasmo, para ser grato, sentir-se privilegiado e disposto a lutar contra os obstáculos no caminho de seus objetivos.
o   (2) Selecione 5 destes bens/ motivos e defina uma ação concreta que realizará em relação a eles, com o intuito de manifestar verdadeira gratidão, valorização e melhoria, pelos próximos 10 dias.
o   (3) Adote uma liga no braço esquerdo. Sempre que reclamar de algo, puxe-a. Isto o ajudará a tomar consciência de quanto gastamos energia psíquica reclamando de pequenos problemas.


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